sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Cadê os Retábulos da antiga Igreja Matriz de Mogi das Cruzes?


Muito se fala a respeito, mas pouca gente sabe da verdadeira história. Em 1952 com o início da demolição do antigo templo em estilo eclético, o pároco Cônego Roque Pinto de Barros sem verba para iniciar a construção da nova igreja matriz em estilo romano realiza um acordo com o então Pe. Griecco e Pe. João Batista de Carvalho (curiosamente Padre, Deputado e Jornalista) para a venda dos retábulos do antigo templo. A nave da antiga igreja matriz tinha 6 retábulos com diversos santos (imagem da planta em anexo), o retábulo de NSa. do Rosário e NSa. das Graças foram vendidos para o Pe. João Carvalho pároco que levou as peças para a recém-construída Paroquia de NSa. do Brasil no Jardim América na Capital de São Paulo. 

Já os quatro restante foram desmontamos e partes doadas a Igreja São José Operário, no bairro do Mogilar em Mogi das Cruzes e Igreja de NSa dos Remédios em Salesópolis. Os retábulos possivelmente foram talhados pelo Pe. Guilherme Pompéu residente em Araçariguama interior de São Paulo no século XVI. Foram gastos na compra e restauro dos dois retábulos 600 mil Cruzeiros pagos pelo Banco Comercial do Estado de São Paulo responsável pela construção e ornamentação do templo paulistano. Segundo relatos as condições dos retábulos eram péssimas, cheios de cupins e apodrecidos. Tanto que o famoso altar de Nossa Senhora do Brasil de dois retábulos viraram um. Os responsáveis por esta montagem e restauro foram o Prof. Dr. Antonio Paim Vieira e os Irmãos Zuanela.

Hoje resta a Mogi das Cruzes apenas lamentar a perda deste grande patrimônio artístico. Nada poderá ser realizado em prol da volta deste altar, a peça foi vendida e não emprestada com muitos mogianos pensam. Cabe à geração contemporânea zelar por nossos patrimônios culturais, para que gerações futuras não sintam a frustração de perca que sentimos hoje. 


Baixe a imagem para visualizar com maior clareza.


Altar Mor da Igreja Matriz. Muitos pensam que este altar é que foi vendido. Esta peça foi inteiramente demolido.


Ao fundo um dos retabulos vendidos para Nsa do Brasil.


Fotos da demolição da antiga matriz. podemos ver os nichos onde os retábulos ficavam.




Fotos da Igreja Nsa do Brasil e seu Altar Mor


Fonte: nossasenhoradobrasil.com.br


Fonte: nossasenhoradobrasil.com.br

Fonte: nossasenhoradobrasil.com.br

Fonte: nossasenhoradobrasil.com.br

Fonte: nossasenhoradobrasil.com.br

Fonte: nossasenhoradobrasil.com.br

Fonte: nossasenhoradobrasil.com.br
Fonte: nossasenhoradobrasil.com.br























Nenhum comentário:

Postar um comentário