quinta-feira, 5 de maio de 2011

COSIM - Companhia Siderúrgica de Mogi das Cruzes

A construção da Usina de Mogi das Cruzes foi iniciada em setembro de 1942, começaram a produção de ferro gusa em 1944, a de aço em 1945 e a laminação em 1947. Por dificuldades financeiras a Mineração Geral do Brasil Ltda, entrou em concordata, paralisando suas atividades em janeiro de 1965.
O Governo Federal decidiu intervir e pelo decreto-lei nº 280, de 28.02.1967, entregou à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) a responsabilidades de promover a reabilitação técnica da Usina de Mogi das Cruzes, formular programas de investimento e criar a Comissão Organizadora da Cosim.
Até que esta nova empresa estivesse em condições de operar , a Usina de Mogi das Cruzes, foi atribuída a CSN, futura detentora da maioria das ações (seguida da INPS), a missão de explorá-la, em regime de comodato.
Um ano após, a 26.07.1968 , fundava-se a COSIM (Companhia Siderúrgica de Mogi das Cruzes), que começou a operar, a 01.09.1968. Suas atividades duraram apenas uma década e meia, a COSIM fechou definitivamente suas portas na década de 1980.
Durante os anos 90 a INAL, adquiriu as dependências da antiga COSIM. No dia 30.08.1998 a COSIM foi implodida as 9h00.     





      

7 comentários:

  1. Olha eu aqui de novo Glauco..passei pra ser a 1ª a postar um comentário e aproveitar a parabenizá-lo pela homenagem que vc está fazendo para esta empresa que muita gente fez parte de seu grandioso numero de funcionários. Eu que morei em frente em 1970..tenho muitas lembranças da época..quantas vezes eu e minhas irmãs subimos nestes caminhões para limpar a poeira que os carvões deixavam em suas carrocerias para ganhar-mos uns trocados dos motoristas..agora vc já deve fazer idéia de como ficávamos....um grande abraço...

    ResponderExcluir
  2. E quem comprou ações da empresa na epoca e descobriu agora, tem aonde recorrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho minhas duvidas é claro ,sei que valdemar trabalhou nesta empresa , e maluf,dirceu covas, e outros tambem fizeram parte do quatro de funconario,gostaria de saber quais políticos fizeram parte

      Excluir
  3. gostaria de saber do arquivo morto da cosim onde esta enderesso

    ResponderExcluir
  4. francisco xavier fernandes19 de outubro de 2016 17:17

    gostaria de saber do arquivomorto da cosim

    ResponderExcluir
  5. Preciso de um documento em período trabalhado na COSIM para fins de aposentadoria. Qual o contato atual ou escritório que a representa? Obrigado.

    ResponderExcluir